20080526

| fassbinder-café |

é tão bom ser desafiado a um café em que o mote é fassbinder. esta dose de cafeína foi-nos servida no teatro nacional de são joão a partir de uma tradução de claudia fischer, com (um muito bom) desenho de luz de rui simão e com música ao vivo por tatsumaki. aproximadamente 140 minutos que poder-se-iam prolongar por muitos mais, porque o prazer ultrapassou a superficialidade.

o café de goldoni é um lugar social concreto pelo qual passa um bando de inúteis pertencentes à burguesia italiana de outros tempos, entre o dinheiro e os jogos amorosos, revelando uma perfeita afinidade com os mecanismos da comédia, as suas intrigas, vigarices, negociatas (...) (in, programa da peça)

importa ainda destacar o papel do quase discreto cambiante andante (baptizado assim por mim), que unicamente desconstruia a moeda desta farsa levando-a ao universo do dólar, euro e até (do ido) escudo, sempre após erguer uma qualquer carta de um baralho.

prendi-me ainda aos momentos de revelação ao microfone que, ao serem ampliados e amplamente expostos através do recurso à câmara de filmar, faziam de nós violadores do pensamento íntimo de cada personagem, voyeurs de palavras...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home