20061010

Vai uma Açorda de Marisco? Depois "caía" bem um Bacalhau com Broa!E no fim, não me escapam uns Papos de Anjo, salvo seja!

É com alguma antecedência que faço referência ao décimo sexto dia de Setembro, o Dia Mundial da Alimentação.
O motivo que me levou a abordar este tema, não foi o pedido insistente de muitos obesos e obesas, mas sim o facto de querer evidenciar um artigo fantástico publicado na revista PHOTO, número 432, Setembro de 2006, intitulado Qu’est-ce qu’on mange aujourd’hui?. Com o auxílio de doze fotografias, Peter Menzel ilustra doze famílias (de um total de trinta) de várias partes do globo, flanqueadas e/ou rodeadas, por alimentos que fazem parte das suas refeições semanais. Impressionantes as assimetrias alimentares entre famílias de França e Alemanha, com outras de lugares mais distantes como Mali e Gronelândia.

Hungry Planet: What The World Eats by Peter Menzel and Faith D'Aluisio.(...) Its contents are based on detailed research, beautifully photographed, presented with often disturbing clarity (…).
(figura 1 E.U.A.)




Sinta o pasmo que as imagens nos provocam e o que nos fazem pensar… quase Artur Albarran (figura 2 CHAD)
- Esta família de seis pessoas de Chad (África Central), gasta numa semana 0,95 € para todas as refeições: isso não dá para o meu pequeno-almoço!

- Uma família de treze pessoas do Butão (Ásia), gasta numa semana 3,95€ para todas as refeições: eu gasto isso num menu de almoço, sem bebida, no “belo” café Rosemy.

- Uma família de quinze pessoas do Mali (África), gasta numa semana 20,55€ para todas as refeições: eu gasto isso num jantar, no restaurante Oriente, isto claro, se for sozinho…

Sei que pelo menos enquanto lerem este post, vão poder pensar um pouco sobre o que podem fazer com alguns “trocos”, que quotidianamente dispensam para os hábitos e vícios:

1€ do café, no Café No Chiado;
3€ do tabaco diário;
3,75€ do bolo de chocolate, no Marraquech;
4,5€ da revista PHOTO, que me levou a escrever este post;
Total: 12,25€

Agora que já me privei deste “prazeres” e poupei 12,25€, só tenho que gastar centenas de euros na compra de um bilhete de avião e reserva do hotel. Só assim terei a certeza que o meu dinheiro será bem entregue. Escolhe o teu destino de caridade!

CHAD
Viagem: Porto- Madrid; Madrid- Abuja (Nigéria); depois salte a fronteira;
Estadia: Novotel N Djamena la Tchadienne, pelo menos 68€ por dia!

BUTÃO
Viagem: Air Sahara ou Indian Airlines devem levá-los até Paro ou Thimpu;
Estadia: Amankora Paro, pelo menos 734.372€ por dia!

MALI
Viagem: só têm que chegar até Bamako;
Estadia: Kempinski Hotel El Farouk Bamako, pelo menos 103€ por dia!

E tu jovem atento, de que “hábitos e vícios” abdicarias em prol desta causa? E para que povo levarias as tuas economias?


2 Comments:

Blogger I wish I was BLONDE! said...

são os custos da globalização económica...

October 12, 2006 at 3:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olavo foi com surpresa que cheguei até ao teu blog. Este pot esta em particular bom, e faz-nos pensar. Mas essa não é a razão que me fez escrever.. foram mesmo as memórias de há10 anos atrás que perduram no tempo e nos trazem um sopro de saudade das vivências de outrora.. Não me esqueci de ti. Valente abraço

March 16, 2007 at 7:10 AM  

Post a Comment

<< Home